Brasil x Croácia: a história do confronto

A Seleção Brasileira já enfrentou a Croácia em seis oportunidades. O primeiro encontro entre as equipes aconteceu em 1996, em um amistoso realizado em Zagreb, na Croácia. Na ocasião, o Brasil venceu por 3 a 0, com gols de Ronaldo, Juninho Paulista e Leonardo.

O segundo confronto aconteceu em 2005, também em um amistoso, desta vez realizado em Genebra, na Suíça. A partida terminou empatada em 1 a 1. Elano abriu o placar para o Brasil, enquanto que Kovac empatou para a Croácia.

O terceiro jogo entre Brasil e Croácia foi um dos mais memoráveis da história do confronto. Foi pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O Brasil, então atual campeão mundial, enfrentava uma equipe croata que surpreendeu na fase de grupos. O jogo foi bastante disputado, mas o Brasil conseguiu se impor e venceu por 2 a 0, com gols de Kaká e Robinho.

O quarto confronto foi em 2014, pela Copa do Mundo no Brasil. Mais uma vez, o jogo foi bastante equilibrado, mas a Seleção Brasileira saiu vitoriosa por 3 a 1. Neymar, Oscar e Modric (contra) marcaram os gols do Brasil, enquanto que Rakitic descontou para a Croácia.

Os últimos dois jogos entre Brasil e Croácia foram em amistosos realizados em 2018 e 2019. O primeiro, em Liverpool, terminou empatado em 2 a 2. Já o segundo, em São Paulo, foi vencido pelo Brasil por 3 a 1.

Equipes em campo

Ao longo dos anos, Brasil e Croácia contaram com grandes jogadores em seus elencos. Pela Seleção Brasileira, nomes como Cafu, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Neymar e Daniel Alves se destacaram nos confrontos contra os croatas. Pela Croácia, jogadores como Suker, Boban, Modric, Kovac e Rakitic deixaram suas marcas nos enfrentamentos com o Brasil.

Expectativas para o futuro

Com a pandemia da Covid-19 e o adiamento da Copa do Mundo de 2022, ainda é difícil prever quando será o próximo confronto entre Brasil e Croácia. No entanto, é certo que ambos os times seguirão em busca de melhorias e novos talentos para suas formações. Talvez nos próximos anos possamos esperar mais jogos emocionantes entre essas equipes.

Conclusão

Brasil x Croácia é um duelo que faz parte da história do futebol mundial. A rivalidade entre ambas as equipes já rendeu grandes jogos e muitos momentos marcantes. Certamente, ainda veremos muitas partidas disputadas entre essas duas seleções, que são referência no esporte.